quarta-feira, 28 de outubro de 2015

No coherent proposition

Você já refletiu profundamente sobre o poder que a acumulação de recursos pelas gerações anteriores da sua família tem sobre a sua vida? Como ter ou não "base" financeira define que tipo de vida você vai levar, quais dificuldades você vai enfrentar e o tamanho delas?

Eu estava refletindo sobre isso agora porque eu escolhi ler um texto de 38 páginas em inglês em que um jusnaturalista critica os conceitos filosóficos de um utilitarista liberal. Pensei porque meu professor - que teve a oportunidade de estudar em um dos melhores colégios do Brasil, depois na melhor universidade (cursando dois cursos ao mesmo tempo, ou seja, com um imenso suporte financeiro) e depois em Harvard, Yale e no King's College - propôs esse texto num programa de um curso de uma universidade pública que teoricamente deveria congregar pessoas que chegariam à universidade sem nem saber o que é filosofia e, com certeza, não teriam tempo pra ler textos assim porque tem que realizar tarefas reprodutivas e produtivas (duplas, triplas jornadas).

Então, a quem serve essa universidade? Onde estão os paulistas que sustentam a universidade de São Paulo por meio do pagamento de um imposto estadual, o ICMS, imposto regressivo que atinge com mais força os pobres, por não pensar em alíquotas diferentes para bens que serão consumidos por pessoas pertencentes à faixas de renda diferentes?

A Universidade serve aqueles que tem oportunidade de estudar nos melhores colégios, quem teve oportunidade em virtude da acumulação de recursos pelas gerações anteriores de suas famílias. No Brasil, isso tem cor, a branca, a classe daqueles que tinham mais recursos e escravizaram pessoas de pele negra e cuja herança se reflete e gera efeitos 130 anos depois da abolição.

Os paulistas pobres que sustentam a universidade de São Paulo estão em universidades privadas, enriquecendo donos de universidades privadas, gente que tem como objetivo o lucro, porque essa é a lógica das empresas que são as universidades privadas. Sairão dessas universidades para "o mercado", local onde sua força produtiva será explorada por outras pessoas, com o mesmo objetivo de lucro. E o dono dessa empresa tem cor, a branca. A herança define a vida das pessoas. É lógico que essa afirmação é superficial e ignora nuances e os "exemplos de superação" (leia-se as exceções que confirmam a regra), mas é a regra, é o conceito e é o que meu professor ignora porque não vivenciou as dificuldades que são inerentes às pessoas que não pertencem ao mesmo círculo social dele embora devessem pertencer, se fosse respeitado o conceito de igualdade material que pra ele é tão caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário