quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Desejo

O que peço pra minha faculdade e minha universidade é união. Temos diversos problemas, muitos mesmo. Mas o principal é a falta de unidade dos estudantes, o estudante médio da USP não se mobiliza como deveria para melhorar a sua universidade e sua sociedade. A grande massa dos estudantes não valoriza a grande força que teria sua mobilização organizada. A maioria dos estudantes não faz parte do movimento estudantil e os que fazem, confundem mil proposições, lutas vazias, debates desorganizados em algo que chama-se de politização. Não! O movimento estudantil não deve ser permeado por partidos políticos, ideias minoritárias, pautas sem apelo! Assim nunca vai englobar o estudante comum e sempre será um fenômeno periférico, marginal na universidade. O diretório central dos estudantes deve reunir milhares de estudantes e transbordar suas lutas para toda a sociedade. Os centros acadêmicos devem trazer a maioria de seus associados para assembleias e reuniões, regularmente e com organização.
Além disso, é preciso foco e simplicidade. Falta fazer uma grande pesquisa, bolar meia dúzia de frases que representem vontades da maioria dos estudantes e espalhar, trazer o assunto para os olhos do estudante comum, fazer com que ele se sinta parte do movimento estudantil e queira se engajar. Fazer com que o estudante seja visto de maneira positiva pela sociedade, como agente transformador, como defensor da democracia e principalmente como um corpo apartidário coeso!
A universidade deve assumir seu papel de vanguarda, deve abrir os olhos da sociedade para assuntos importantes. É preciso bom senso e senso político para unir e agir. Eu quero fazer parte de uma faculdade de direito unida pelos moradores do centro, unida por uma biblioteca que atenda a si e a população. Eu quero fazer parte de uma USP unida contra arbitrariedades, unida pela defesa do conceito de universidade como um lugar livre para ideias, com incentivo à pesquisa, uma universidade pública que seja para o povo. Eu quero fazer parte de uma universidade que exista para somar socialmente, culturalmente e academicamente. Uma universidade que exista por São Paulo e pelo Brasil.

Um comentário: